Seja para anunciar um novo produto, lançar uma marca, divulgar um serviço ou promover um evento ou reposicionamento da empresa, uma boa estratégia de comunicação é essencial, como você bem sabe.

Existem diversos tipos de materiais de divulgação que podem ser produzidos e que potencializam o poder de atingir o público desejado, seja ele cliente, patrocinador ou anunciante. Press kits e Mídia kits são exemplos comumente utilizados por quem quer conquistar e comercializar espaço nas mídias, respectivamente.

Mas você sabe a diferença entre um mídia kit e um press kit e quando produzir cada um?

O que é um mídia kit?

Estatísticas de alcance, engajamento, audiência, informações sobre o conceito, temática, público alvo e premiações são essenciais para conquistar a confiança do cliente ou anunciante.

O mídia kit é um material de divulgação produzido justamente para apresentar a relevância de um veículo de comunicação impresso ou de mídia digital e o alcance de público que ele tem. É através dele que são comprovados o histórico e apresenta valores e informações sobre custos para anunciantes.

Um mídia kit tem a função de monetizar, por exemplo, páginas nas redes sociais como Facebook e Instagram, pois documenta a influência virtual naquela mídia. O objetivo é fechar parcerias, publieditoriais, banners de anúncios e postagens em texto, vídeo e imagens que sejam relevantes para o público do anunciante, de acordo com a temática e estratégia de divulgação.

Qual a diferença entre um mídia kit e um press kit?

Por serem termos bem semelhantes, mídia kit e press kit podem ser confundidos, mas ambos tem funções específicas e contam com a produção de materiais diferentes para divulgação.

Como explicamos no tópico anterior, um mídia kit funciona como um portfólio ou currículo de um veículo de comunicação, seja ele impresso ou virtual, e tem a função de captar pessoas, nesse caso anunciantes, para sua publicação em um blog, rede social, jornal, revista, canal no youtube e etc.

O press kit, ou kit para imprensa, como abordamos em outro post aqui no blog, é utilizado como forma de conquistar o espaço na mídia de forma orgânica, para atrair a atenção do público sem, necessariamente, anunciar neste espaço. O foco de um press kit é a divulgação de um conteúdo e que ele seja relevante para a publicação em um veículo ou rede social.

Design e Branding: o segredo para um bom midia kit

Um bom midia kit precisa necessariamente ter uma boa apresentação visual e uma estratégia de branding do espaço na mídia que está vendendo, afinal, o cliente quer saber do potencial de alcance e engajamento para seu anúncio e se o investimento naquela publicação trará resultados.

O design gráfico entra como elemento chave neste caso, pois auxilia na organização dos elementos visuais e do conteúdo, tudo isso, seguindo a identidade visual da empresa de mídia.

Portanto, o foco do mídia kit, seja ele impresso ou digital, é atrair anunciantes para seu espaço de veiculação de conteúdo, diferente dos press kits que é feito por qualquer tipo de empresa para divulgar seu produto ou serviço na mídia de forma orgânica.

E aí, quer aprender quando usar press kits na estratégia de comunicação? Veja mais no nosso texto!